Os usuários da Internet disponibilizada pela empresa Vivo estão decepcionados com o serviço prestado. Diferentemente das promessas que são slogan da operadora, os usuários afirmam que a tecnologia não atende ao que se espera, sobretudo pelo valor mais alto que se paga em detrimento das outras operadoras.
De acordo com o administrador Williams Oliveira, que adquiriu o modem para Internet há cerca de cinco meses, as falhas na conexão são constantes. "Uso há cinco meses; a gente é atraído pela tecnologia 3g, uma promessa de uma superconexão. De fato, a conexão, comparada a outras operadoras, é boa, é relativamente rápida, mas já adquirimos um serviço limitado", explica o administrador.
Ele esclarece que boa parte dos usuários compra o serviço como "ilimitado", mas a realidade é bem diferente. "A gente compra um pacote ilimitado, como é meu caso, mas sabendo que quando a navegação atingir o uso de 2g, a velocidade de transferência de dados cai, então não é ilimitado na verdade; é ilusório. E essa ilusão custa R$ 120 ao mês", reclama Williams.
Além da deficiência na velocidade, há uma queda constante na conexão da Internet. "A Vivo não tem hora pra dar problema. Embora nessa última semana eu tenha percebido uma melhora no serviço, pior do que a pane é a área de abrangência. Você sai de Mossoró e o modem, caríssimo, não funciona mais. Muita gente comprou Vivo com a promessa que em dezembro do ano passado as antenas atingiriam Tibau, por exemplo, afinal todo mundo se muda pra lá; mas o veraneio é sem Vivo mesmo", ironiza.
Outra que está insatisfeita é a estudante Aline Mendes, que adquiriu o serviço há três meses. "O meu maior problema é quando atinjo um limite de downloads por mês, pois a velocidade baixa. Durante a semana acesso com mais frequência à noite e a conexão cai bastante", reclama. Assim como o administrador, Aline paga por um plano com garantia de ilimitado.
As reclamações são inúmeras e não se limitam apenas à conexão, de acordo com os usuários, há incompatibilidade com alguns programas de computador. "O último problema que tive com a Vivo começou na terça-feira à tarde e só terminou na madrugada da quinta-feira. O modem pode não se entender com o Windows que você usa. No meu caso, o Vista. E quando eles resolvem não se entender, não conecta. Talvez muitas das panes estivessem relacionas a isso, e não necessariamente à conexão da Vivo", conta Williams.
Tentar reclamar do problema é outro entrave encontrado por quem usa a Internet. "Mas aí está outro problema. A conexão caiu na terça e só consegui falar com um atendente na madrugada da quinta. Passo o dia trabalhando, chego em casa à noite e você tenta falar com umas quatro pessoas pra quando chegar na última a ligação cair. Quando consegui atendimento, descobri que sempre que der erro entre meu notebook e meu modem vou ter que desinstalar o modem e reinstalá-lo. Paciência", conclui.
O caso da estudante é semelhante. "Escolhi pela vantagem de comprar o pacote e ganhar o modem, e alguns familiares me informaram que era a melhor. Eu já tentei algumas vezes reclamar dos problemas, mas nunca consigo falar com atendentes", garante.
O jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com a loja da Vivo em Mossoró para obter uma resposta. Segundo informações de um funcionário, não existe um número específico para entrar em contato com a assessoria de comunicação da empresa. A reportagem entrou ainda em contato com a loja em Natal, mas a funcionária informou também que a loja funciona apenas como revenda, e não há um número de telefone para entrar em contato com a própria operadora.
"Até mesmo quando nós queremos resolver algum problema temos que ir lá, pois eles não disponibilizam número de telefone", informou a funcionária. No site da operadora também não há nenhum número disponível para falar com a assessoria de comunicação. Tentamos falar ainda com o atendimento disponibilizado através do número 1058. Mas, após tentarmos várias vezes, esperamos alguns minutos para falar com um atendente, mas a ligação caiu em todas as tentativas.