O Grupo de Prevenção à Influenza A , ou Gripe A, em Mossoró, aguarda o resultado de mais de 30 casos suspeitos da doença no município. Os exames foram enviados para testes laboratoriais em Belém (PA).
Conforme o coordenador do Grupo de Prevenção, Luiz Gomes, alguns resultados dos exames encaminhados para testes laboratoriais já deveriam ter chegado, uma vez que o tempo médio para o laboratório encaminhar os resultados dos exames é de 20 a 30 dias, e alguns testes de casos suspeitos em Mossoró foram enviados há mais tempo.
Luiz Gomes destaca que a situação de casos suspeitos da Influenza A (H1N1) permanecem estáveis e dentro da previsão feita pelo Grupo de Prevenção à Influenza A (H1N1). Dos casos suspeitos, apenas um foi confirmado oficialmente através do resultado do exame.
Embora haja a confirmação de que o vírus da nova gripe está circulando no município, o especialista reforça que não há motivos para que a população ficar preocupada. Isso porque, na maioria dos casos da Influenza A (H1N1), a pessoa fica curada antes mesmo da confirmação feita pelos exames.
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), para prevenir da nova gripe os cidadãos precisam ter cuidados normais, como qualquer outro tipo de gripe. É recomendável evitar locais com aglomeração de pessoas, manter uma boa higiene, lavando bem as mãos, e manter sempre uma boa alimentação.