terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projeto cultural com apenados será encerrado com lançamento de livro

Um projeto realizado por alunos e professores da Universidade de Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu uma lição de cidadania aos apenados do Complexo Penitenciário Agrícola Dr. Mário Negócio (CPAMN). Há cerca de um ano, o Projeto Filosofarte, coordenado pela professora Vera Porto, leva aos detentos um momento de reflexão sobre cultura, cidadania e ética através da arte.

"Esse foi um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, onde nós desenvolvemos um trabalho oferecendo curso de música e pintura aos apenados. Além disso, nós levamos a discussão sobre o homem, a sociedade e a postura ética", conta Vera. No início 70 alunos, presos em regime semiaberto, participaram do projeto.

Mas, aos poucos o número foi sendo reduzido. "Até pela rotatividade que o próprio regime oferece; alguns fogem, outros saem e isso dificultava nosso trabalho. Então resolvemos fazer com os presos em regime fechado também", comenta a coordenadora. O projeto, que será encerrado nesta sexta-feira, 22 será concluído com 22 alunos dos dois regimes.

De acordo com a professora, as atividades foram elaboradas pensando nos objetivos que uma universidade tem dentro da sociedade: ensino, pesquisa e extensão. "Nosso objetivo era ensinar um trabalho que misturasse arte e filosofia; mas, para isso tivemos que fazer um diagnóstico sobre o que eles se interessavam. Nós propomos atividades circenses, teatro, dança, mas eles se interessaram realmente pela música", confirma Vera.

Um das propostas oferecidas com o Filosofarte era tentar passar valores aos apenados, para que eles saíssem de lá levando alguma experiência positiva. "Queremos que eles saiam de lá diferentes, pois entram para se recuperar e muitas vezes não há nada para ofertar a eles. Por isso, tentamos passar o discurso sobre cidadania, da dependência que nós temos um do outro", reflete a filósofa.

Como resultado desse belo trabalho, professores e alunos irão lançar na sexta, durante o encerramento do projeto, o livro "Filosofarte - Educando Através da Filosofia e da Arte para a Promoção da Cidadania". A obra foi organizada pela professora Vera coma colaboração de outros três professores, além da contribuição dos oito alunos bolsistas, monitores das aulas na penitenciária.

"Acho que só eles mesmos, os apenados, podem dizer o que mudou depois do projeto. Acho que, de alguma forma, os alunos que foram até o final já demonstram que conseguimos tocá-los de alguma forma. Estamos muito felizes por termos realizado este trabalho e acredito que veremos os resultados realmente quando eles estiverem soltos e reintegrados à sociedade", revela a coordenadora.

A partir das 9h30 desta sexta-feira será o lançamento do livro na PAMN. Na ocasião serão entregues também os 22 certificados aos detentos que concluíram os cursos de violão, flauta doce e pintura. Além do livro, os depoimentos dos monitores e dos apenados serão transformados em documentário produzido pelo professor do curso de Comunicação Social, Jucieude de Lucena.
 
TOPO
©2009 Portal Do Sol de comunicação