No Mercado Central ontem foi dia de alegria, quando proprietários de lojas entregaram os prêmios aos clientes contemplados no sorteio do Natal. A promoção partiu de uma iniciativa própria dos comerciantes locais como uma forma estratégica de atrair clientes no final do ano. Para concorrer, era preciso realizar uma compra de, no mínimo, R$ 30 e preencher um cupom que seria sorteado no dia 15 deste mês. Os ganhadores, contudo, só levaram os prêmios para casa ontem, para evitar confusão no movimentado dia do sorteio.
Francisco Victor da Silva ganhou um aparelho de TV de 21 polegadas. O nome dele foi o oitavo, último e mais importante da premiação. "Estou muito satisfeito, não esperava ganhar nada", comentou. Francisco comprou um conjunto de cuecas. Os outros prêmios eram fogão, liquidificador e um aparelho de DVD. Letícia Viviane ganhou um ferro de passar. "Meu prêmio é pequeno, mas o que interessa é ganhar". Ela ressaltou a importância deste tipo de iniciativa como forma de atrair público.
Cinquenta vendedores do Mercado Central organizaram a promoção no final do ano passado, preocupados com a crescente baixa de vendas no local. Os varejistas Jorge Ivan, 38 anos; Vera Lúcia da Silva, 46; e Consuelo Batista, 45; lideraram o movimento. Eles contam que a ideia surgiu num curso oferecido sobre mercado, proatividade e organização pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia é criar uma Associação de Comerciantes do Mercado Central que conquiste uma força de representação pública independente do governo municipal.