Em um mundo tão competitivo onde a pressa já faz parte da vida das pessoas muitos pais que precisam trabalhar acabam colocando prematuramente seus filhos em creches e escolas de Mossoró. O início da vida escolar é muito difícil para as crianças. Por ser uma situação diferente e que elas ainda não compreendem.
O psicólogo Paulo Henrique aconselha aos pais a verem se realmente é o momento da criança ir à escola. Ele disse que hoje em dia as crianças são inseridas precocemente na vida escolar. E que muitos pais não sabem lidar com a negativa da criança ao novo ambiente e tomam atitudes que podem traumatizá-la.
"Claro que a criança tem que ir à escola, ela tem quer passar por essa situação algum dia. Porém, os pais devem ver se é o momento. E não adianta impor, cada criança tem seu tempo para compreender a nova situação", diz Dr. Paulo.
A criança no começo não entende o que está acontecendo. Por isso ela chora e não aceita. Jamais, os pais devem agir com violência, brigar ou castigar a criança. Uma vez que não é algo que esteja fazendo porque queira. Essas atitudes poderão causar traumas aos pequenos.
Existem também pais que ficam adiando a entrada da criança na vida escolar.
Para esses pais, o psicólogo disse que se realmente estiver na idade escolar, por volta dos três anos, eles precisam deixar e aceitar que a criança vá à escola.
O especialista sugeriu que mesmo antes do início das aulas os pais podem iniciar conversas, mostrando as coisas boas da escola para a criança como, por exemplo, as brincadeiras, o material escolar e os novos amigos. "Quando for deixar o filho na escola converse, passe um tempo com ele e aos poucos vá saindo. Isso pode tornar o momento menos doloroso", conclui Dr. Paulo Henrique.