Com o começo de mais um ano as promessas de mudar o estilo de vida surgem. Uma delas é fazer exercícios físicos. Muitas pessoas têm vontade de iniciar a prática da corrida. Mas, acham que não são capazes de correr cinco minutos e acabam desistindo da iniciativa. Outras dizem que se cansam só de olhar alguém correndo. Se você é uma destas pessoas, veja algumas dicas que vão ajudar a dar a "volta por cima" e incluir essa atividade física em sua rotina.
Antes de "sair correndo" pelas ruas, segundo o professor de educação física Paulo César, o ideal é começar caminhando uns 40 minutos por dia. Após duas semanas, a pessoa deve acelerar o ritmo da caminhada e andar o mesmo percurso em um tempo menor, até começar a correr.
O especialista disse que a corrida pode trazer muitos benefícios à saúde, pois melhora o condicionamento cardiorrespiratório; mantém o bom funcionamento do coração; previne doenças, como insônia; libera o estresse acumulado; fortalece os ossos, músculos, tendões. Além disso, ajuda no processo de emagrecimento ou manutenção do peso e melhora muito o estado de ânimo.
Entretanto, o professor alerta que "a corrida é um exercício físico mais avançado do que a caminhada, por isso é preciso fazer uma avaliação médica para constatar se a pessoa realmente tem condições de praticá-lo", explica Paulo César.
Na avaliação médica, o profissional recomenda fazer um teste ergoespirométrico. Esta avaliação pode ser feita numa clínica ou laboratório, numa academia ou através do seu médico particular. O especialista sugere que a pessoa procure um profissional que possa montar um programa de corrida e que possa acompanhá-lo ao longo dos exercícios.
Para quem quer aliar a corrida ao processo de emagrecimento, também é interessante desenvolver um programa alimentar com um nutricionista, adequado às suas necessidades.
Veja algumas dicas para iniciar a corrida:
- Use um tênis apropriado para corrida com sistema de amortecedor;
- Faça muito alongamento antes e depois da corrida;
- O descanso é tão importante quanto o treino. Preocupe dormir bem.
- Comece alternando caminhada com corrida
- Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores;
- Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira. Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares.
- Faça um acompanhamento médico
- Tenha paciência e perseverança, pois o começo nem sempre é fácil.