"Teríamos condições de dobrar nosso efetivo. Foram tropas que já foram para o Haiti. Já estão treinadas nos mais diversos aspectos, ou tropas que serão treinadas. Também teria que ver qual seria a composição destas tropas. Qual a natureza das tropas e de reforço?", disse ele, acrescentando que mais de 10 mil militares brasileiros já passaram pelo Haiti.
O comandante do Exército acrescentou, porém, que a decisão de enviar mais soldados brasileiros cabe ao governo, mas também tem de passar pelo Congresso Nacional. "Mas é preciso que [o pedido] seja formalizado pela ONU, que o governo entenda que assim deve ser, apoiado pelo Congresso", disse Enzo Martins Peri.
Teríamos condições de dobrar nosso efetivo. Foram tropas que já foram para o Haiti. Já estão treinadas nos mais diversos aspectos, ou tropas que serão treinadas
Ele reafirmou que o Exército brasileiro tem condições de mandar mais homens. "Temos condições de ampliar o efetivo, mas não sabemos qual seria o efetivo que caberia ao Brasil. As tropas são comandadas por um oficial brasileiro, mas o efetivo está bastante distribuído. Têm tropas de vários países da América do Sul, Europa e África. [A ONU] manifestando a intenção, estaremos lá ampliando as nossas forças", acrescentou o comandante do Exército.